quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

2° Álbum - Like a Virgin

Like a Virgin
Like a Virgin é o segundo álbum de estúdio da Madonna, lançado em 12 de novembro de 1984 pela Sire Records. O álbum foi relançado fora do mercado norte-americano em 1985 com a faixa-bônus "Into the Groove". Ocupa a posição número 164 na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Like a Virgin vendeu 24 milhões de cópias em todo o mundo. Ficou em primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Billboard por três semanas e é considerado por muitos críticos musicais como o "álbum que transformou Madonna numa estrela". O álbum vendeu um total de dez milhões de cópias (Disco de Diamante) nos Estados Unidos. Em 2001 a Warner Bros. lançou uma versão remasterizada com duas faixas-bônus (esta versão não incluiu "Into the Groove"). Com esse disco Madonna vira febre mundial e se torna a primeira artista feminina ultrapassar a marca de vinte milhões de cópias abrindo portas para outras artista femininas ultrapassarem também essa marca como Mariah Carey, Whitney Houston, Celine Dion, Shania Twain, Britney Spears e Christina Aguilera.

História do lançamento

Quando Madonna lançou o seu primeiro álbum em 1983 ela já dispunha de material suficiente para um outro disco. Contudo, devido ao sucesso do seu álbum de estreia, o lançamento do seu segundo disco só aconteceu no dia 12 de novembro de 1984. Nile Rodgers, membro da banda de música disco dos anos 1970 Chic, foi escolhido por Madonna como produtor principal do disco devido ao seu trabalho no álbum Let's Dance de David Bowie. Madonna dedicou o disco a "todas as virgens do mundo".

Like a Virgin já começou a causar polêmica antes mesmo de seu lançamento, quando Madonna disse numa entrevista qual seria o título do álbum e logo que ele chegou às lojas ela fez uma antológica apresentação da música título no primeiro Video Music Awards da MTV. Depois disso, Madonna viveu um momento de extrema popularidade, conseguindo lançar nove singles num período de menos de dois anos, saindo em turnê e participando de dois filmes. A grande maioria dos singles foi bem sucedida e mesmo assim não saturou o público que continuou ávido por músicas novas e novidades.

Além das músicas do álbum Madonna também trabalhou nessa época as músicas retiradas das trilhas sonoras dos filmes em que ela participou: "Crazy for You" e "Gambler", de Em Busca da Vitória, e "Into The Groove", de Procura-se Susan Desesperadamente. A canção "Into the Groove" não fazia parte do repertório inicial do disco, mas foi incluída num segundo lançamento efetuado em 1985, graças ao sucesso quando lançado como single da trilha-sonora de Procura-se Susan Desesperadamente.

Em 2001 Like a Virgin foi relançado em versão remasterizada que restaurou a arte original do disco e melhorou o som original do CD, além de trazer duas faixas adicionais, os remixes estendidos das faixas "Like a Virgin" e "Material Girl".

O álbum fez um estrondoso sucesso no mundo inteiro, mas nem por isso a crítica se convençeu das capacidades artísticas de Madonna, alguns chamaram-a de um "chato sucesso de uma música só" com uma voz similar à de "Minnie Mouse drogada".

Abaixo dois vídeos, o primeiro a versão de Like a Virgin gravada no Video Music Awards da MTV em 1984 e o segundo no mesmo Video Music Awards da MTV de 2003 em uma versão inédita com Britney Spears e Christina Aguilera provando que uma Diva não morre, não desaparece, ela se recria e deixa um legado.




Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário